A digitalização da sua empresa e o quilómetro 42, uma coisa em comum: o seu sucesso!

08/11/2021 05:07



Durante a pandemia fomos constantemente abordados com a mudança de paradigma referente à digitalização das empresas. Na realidade, pouco ou quase nada, podemos retirar da dita transformação que foi implementada por certas empresas como consequência da pandemia. O que assistimos foi a uma confusão nos termos utilizados: a digitalização dos processos das empresas com direta influência no seu crescimento vs a mudança do posto físico de trabalho, com a adoção do teletrabalho ou, também apelidado, trabalho remoto.

 

Afinal, o que é a transformação digital das empresas? Esta é a pergunta que poucos procuram fazer e muitos acreditam saber a resposta, tendo em conta, a mudança digital realizada nesta fase pandémica.

A nível empresarial há algo que podemos tomar como garantido. As empresas só podem evoluir se estiverem preparadas para aceitar a tecnologia nas suas realidades. Isto significa o que? Imaginemos uma corrida. Melhor, uma maratona! O importante não é só quem chega em primeiro lugar, mas também, quem consegue fazer todo o percurso e atinge, igualmente, a meta.

Antes da maratona, existe um treino especializado e quem nunca se atreveu a correr é capaz de fomentar alguns comentários de ser difícil, até impossível. A verdade é que nada se conquista sem uma dose de dedicação e trabalho diário. É preciso ter a disponibilidade para treinar todos os dias, realizar uma alimentação equilibrada, ser persistente, focado no objetivo final e percorrer um caminho de autoconhecimento muito importante. Tudo isto, é crucial para triunfar no dia da maratona e conquistar um lugar até à meta.

No caso das empresas é igual! A digitalização é encarada como uma maratona. Só o nome já parece causar algum receio. Alguns até fazem confusão com o termo, mas relembramos: não é a mudança do posto físico de trabalho! E sim, são 42km. Este é o primeiro passo. Perceber em que se reflete a mudança é equivalente a 21km percorridos.

Posteriormente, o caminho para a digitalização relaciona-se com os processos automatizados e com o tratamento da informação. É imprescindível que os negócios entendam que a informação é um valor acrescentado e, com isso, já estamos no quilómetro 40.

Os dois últimos quilómetros são referentes à implementação das soluções que podem ajudar a tratar e a centralizar toda a informação, convertendo-a em decisões assertivas. Acrescentando soluções para a formação de processos únicos, sendo que, tudo o que acontece na empresa é possível de ser consultado e transformado numa análise pertinente para o seu negócio. Integrado ainda com a criação da sua cloud privada, a sua disponibilidade em qualquer dispositivo, em qualquer lugar e em segurança.

 

E com esta implementação no seu negócio, sabe o que isso significa?

Chegou à meta! Já rompeu a fita!

O seu negócio percorreu, finalmente, a maratona da digitalização das empresas.