QRCODE NAS FATURAS, OBRIGATÓRIO A PARTIR DE JANEIRO DE 2022!

21/12/2020 12:06



Objetivo da implementação

A implementação destes novos elementos em todos os documentos fiscalmente relevantes que foi determinada no âmbito do Simplex+, o Programa de Modernização do Estado Português, pretende simplificar a comunicação ao fisco de despesas por parte das pessoas singulares para a determinação mais eficaz das despesas dedutíveis em sede de IRS ao mesmo tempo que se apresenta como mais um elemento no combate à economia informal, à fraude e à evasão fiscal.

Não raras vezes, por pressa ou esquecimento o cliente final não pede a colocação do número de contribuinte nas suas faturas. Estes novos elementos vêm dar uma segunda oportunidade às pessoas singulares de associarem o seu número de contribuinte a uma despesa para assim poderem beneficiar de deduções em sede de IRS.

Qual o prazo de implementação do QR Code e ATCUD?

Inicialmente prevista como obrigatória a partir de 1 de janeiro de 2021, a entrada em vigor destes dois elementos tem sido prorrogada sendo que, no dia 24 de novembro de 2020, durante a votação do OE foi proposto e aprovado o adiamento da entrada em vigor desta medida para 1 de janeiro de 2022. Esta decisão foi tomada por se entender que, dadas as gravosas consequências da pandemia Covid-19, a adaptação dos meios de processamento de faturas e demais documentos implicaria encargos adicionais por parte dos sujeitos passivos.

Apenas a partir de 1 de janeiro de 2022 passará a ser obrigatória a aposição do QR Code e do ATCUD em todas as faturas e documentos fiscalmente relevantes, mas aqueles que implementem voluntariamente esta nova medida durante o ano de 2021 poderão usufruir de benefícios fiscais.

Nós podemos ajudar! O Thebox® está preparado para esta nova mudança!

A partir de 1 de janeiro de 2022 será obrigatória a aposição do QR Code e do ATCUD em todos os documentos fiscalmente relevantes! O Thebox® ajuda-o a manter toda a sua informação organizada e disponível ao mesmo tempo que cumpre com todas as obrigatoriedades necessárias.

A utilização da tecnologia é transversal em muitos processos simples do quotidiano e por isso deve ser simples e ajudar as empresas no seu dia-a-dia! Os tempos difíceis mostraram que é preciso ser flexível e persistente, estando sempre a par de todas as novidades!

O Thebox® é o nosso software de gestão que lhe assegura processos simples e automatizados, informação segura e atualizações constantes para que o seu negócio cumpra com todas as obrigatoriedades!

 

http://preferencebss.com/pages/thebox